18.09.2015
Meio Ambiente

Ler e comer MudaMundo

No sábado, 12 de setembro, a EMEF Possidônio Salles, de São José dos Campos, teve uma manhã letiva. O motivo principal da data era divulgar o projeto Ler e Comer Muda Mundo, que trata sobre alimentação sadia, horta e compostagem na escola. As atividades foram ampliadas e a diversão do sábado contou também com apresentações de teatro e música e exposição de um jornal mural. Houve também uma palestra sobre saúde com os pais dos alunos e uma oficina de horta e compostagem para os estudantes.

IMG_20150912_100341927

O projeto Ler e Comer Muda Mundo já faz parte do projeto educativo da escola. Inspirado nas temáticas tratadas pelo MudaMundo (MM) nas histórias do João, a iniciativa é organizada anualmente pela sala de leitura Ilan Brenman, coordenada pela professora Ivani Izidoro. O primeiro passo foi dado em 2013, quando as turmas desenvolveram o projeto Quem Lê Conhece o Mundo, Quem Lê e Escreve Muda Mundo, após participarem das atividades do MudaMundo na cidade. A partir das problemáticas cotidianas vivenciadas pela escola quanto ao desperdício de comida e descarte do lixo reciclável, os estudantes realizaram várias leituras e abordagens sobre o tema. A ideia final era encontrar possíveis soluções, que foram reunidas em um livro  de histórias coletivas e individuais. O livro foi apresentado na Bienal do Livro em São José dos Campos. No ano seguinte, 2014, foi dada continuidade ao mesmo projeto. Os alunos se encarregaram de transformar as histórias do livro, produzido por eles, em fotonovelas e livros digitais.

Este ano, 2015, foi dado um passo a mais. A partir da história da aluna Karine Aparecida Vieira, na qual João e Catarina vão em busca de uma solução para o desperdício de comida na cantina, a escola se uniu para colocar a mão na massa e desenvolver uma ação em prática: idealizaram a criação de uma horta e de uma compostagem no jardim da escola. Com a ajuda de pais e professores, os alunos seguiram um plano para operacionalizar o projeto.

DSC05782

 

Primeiro, a história João e Catarina, mudando o mundo! foi compartilhada com todos os alunos, para que pudessem se apropriar do tema e organizarem-se em pequenos grupos. Os alunos foram, então, incentivados a pesquisar e ler materiais sobre os cuidados com as plantas e o solo, sobre as épocas de plantio e insetos. Cada turma ficou encarregada de um tema: os alunos do primeiro ano aprenderam sobre plantio; os do segundo ano, se dedicaram a saber tudo sobre compostagem; o terceiro ano se encarregou de pesquisar os insetos; e as turmas de quarto e quinto ano, ficaram encarregados de descobrir os passos para a reciclagem e compostagem.

A partir disso, a ideia foi posta em prática! As turmas se uniram e, depois de cuidarem da terra como ela precisava, viram nascer os primeiros brotos. Paralelamente, a comunidade de pais e funcionários, bem como profissionais de nutrição, ONGs, Secretaria de Saúde, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Gerais foram convidados a participar do projeto, contribuindo para a ampliação do tema e da conscientização da boa nutrição.

O sucesso do projeto foi confirmado nas atividades do sábado, quando a comunidade participou ativamente das atividades. A EMEF Possidônio Salles seguirá transformando os hábitos alimentares e incentivando o cuidado com o meio ambiente, pois acredita, como a gente, que é possível mudar o mundo!

IMG_20150912_102734397

 

 

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS:

São encorajados a enviarem relatos educadores de qualquer escola e cidade, que tenham participado do MudaMundo, ou não.

CONTE SUA
HISTÓRIA