22.08.2016
Valores

O mundo que temos e o mundo que queremos

Em uma visita à biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Armando Teixeira, os alunos do sétimo ano descobriram e se encantaram com o livro Tudo Começa em Casa, da série MudaMundo. A partir desse encontro, a professora responsável pela matéria de Língua Portuguesa, Marisa Azevedo, resolveu levar a história para a sala de aula e trabalhar com os alunos a partir dela. Assim surgiu um projeto interdisciplinar, que além do conteúdo obrigatório, trabalha valores como respeito, cuidados com o outro e solidariedade. Pequenas ações diárias para mudar o mundo. Confira o relato da Prof. Marisa:

 

“O Mundo Que Temos e O Mundo Que Queremos. Esse é o nome do meu projeto, o qual está sendo desenvolvido com os meus alunos do sétimo ano. Trata-se de uma turma heterogênea, inclusive na questão de idade. Um dia por semana levo-os para a biblioteca para a hora da leitura, um desses dias encontraram nas prateleiras os livros Tudo Começa em Casa, comecei a ler e achei muito interessante.

No dia seguinte levei para a sala e fizemos a leitura em dois momentos: primeiro individual e silenciosa; segundo, oral e coletivo. Todos quiseram ler, inclusive tive que repetir a leitura.Comentamos as atitudes de cada personagem, fiquei apreensiva e surpresa com os resultados.

Comparamos a mãe do João com as nossas mães, relacionamos as atitudes e os modos de agir. Os alunos constataram que a maioria das mães, mesmo trabalhando fora, e tendo muitos afazeres, ainda conseguem dar atenção aos seus filhos. Porém, alguns expuseram que suas mães, que não tem tantos afazeres, não dão atenção para sua família.

Na segunda etapa conversamos sobre as atitudes em geral, das pessoas no mundo inteiro, e fizemos um paralelo, em que os alunos desenharam e escreveram sobre o “mundo que temos e o mundo que queremos”.

Atualmente, estamos na terceira etapa, em que cada um tem que demonstrar uma atitude de gentileza em casa, na rua ou no grupo de amigos e relatar como as pessoas estão reagindo ou retribuindo. Pretendo fazer esse mesmo trabalho com os oitavos anos. E seguir trabalhando com a série MudaMundo com outras turmas.”

IMG_20160706_093408

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS:

São encorajados a enviarem relatos educadores de qualquer escola e cidade, que tenham participado do MudaMundo, ou não.

CONTE SUA
HISTÓRIA