31.12.2020

2020 – O ano em que o mundo mudou

Nada do que planejamos para 2020 aconteceu. Quase nada. No início de março, embarcamos para o Paraná para realizar o primeiro roteiro de cidades previstas para o ano. Mal descemos em solo paranaense e resolvemos retornar. Um vírus tomava conta do mundo, e o nosso melhor destino era as nossas casas. E cá estamos até hoje.

Mas nem por isso perdemos contato com as escolas, professores e alunos. Sabíamos que, mais do que nunca, teríamos que fazer o possível para ajudar a acolhê-los neste momento tão desafiador. Então, criamos o MudaMundo TamoJunto.

Para contribuir com os professores que se desdobravam em aprender ou qualificar o uso da tecnologia para manter contato com seus alunos, postamos em nossas redes sociais vídeos de nossas personagens, indicando os audiolivros da série MudaMundo, disponíveis em nosso site.

E os dias foram passando, e a vontade de ajudar só aumentava. Com poucas semanas de pandemia, não imaginávamos o quanto ela se estenderia e, preocupados com o retorno às aulas, organizamos a campanha Nenhuma Escola sem Máscara, em conjunto com a EMEF José Mariano Beck, de Porto Alegre. Por meio de uma vaquinha virtual, arrecadamos recursos para produzir 400 máscaras para os alunos, professores e funcionários da escola. Buscamos a parceria da cooperativa Justa Trama, que as produziu com algodão ecológico, beneficiando toda a cadeia produtiva – produtores, tecelões e costureiras.

Para falar diretamente com o professor, começamos a realizar entrevistas com educadores, psicólogos, diretores de escolas e estudiosos da educação e postamos em nossas redes sociais, além de enviá-las por email e WhatsApp para milhares de professores no Brasil. Em nossas conversas, buscamos sempre o exemplo que inspira, o desafio que fortalece e a reflexão que transforma. Até agora, foram vinte e quatro bate-papos publicados, que seguem disponíveis no Facebook, Instagram e Youtube do MudaMundo.

Apesar de extremamente desafiador, o momento também trouxe oportunidades para rever estratégias e refletir sobre questões relevantes para a construção de um mundo melhor. Por isso, iniciamos publicações com reflexões que merecem ser compartilhadas, na série “Pra pensar na pandemia”.

Foi um ano diferente. E, assim como você, tivemos que nos reinventar. O MudaMundo TamoJunto segue em 2021 enquanto nossa presença na escola não for totalmente segura para todos. Torcemos pela vacina e pela volta dos abraços e dos encontros presenciais.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: