Goiás e Minas Gerais receberam o MudaMundo

O MudaMundo 2017 começou pelos estados de Goiás e de Minas Gerais. Entre abril e maio, Crixás (GO), Raposos, Nova Lima, Sabará, Caeté, Santa Bárbara e Barão de Cocais (MG) receberam as atividades do projeto, reunindo ao todo 795 participantes em 14 oficinas de sensibilização e 5.342 crianças em 28 apresentações do Teatro MudaMundo.

Com a parceria das respectivas secretarias de Educação, o MudaMundo compartilhou a mensagem de que as grandes mudanças começam com pequenas ações diárias. A Oficina de Sensibilização, estruturada para funcionar como um momento de reflexão sobre a educação e a infância hoje, também buscou provocar o professor a pensar sobre o seu papel e o papel da escola em ser protagonista das mudanças tão necessárias em nossa sociedade.

“A oficina me fez refletir sobre os impactos das minhas ações no mundo”, afirmou a educadora Marcia Maria da Silva, da Escola Municipal Laudelina A. Gonçalves, de Santa Bárbara. Sobre a ideia de espalhar as pequenas boas ações, a professora Ana Carolina Mafra, da Escola Municipal Vereados José Lopes, de Santa Bárbara concorda: “Acredito profundamente que pequenas atitudes são capazes de mudar o mundo. Muitas vezes não percebemos como nossas ações podem ser extremamente significativas na vida dos nossos alunos”. Em Barão dos Cocais, a educadora Luciana Nazaré dos Santos, da Escola Municipal Capitão Soares, ficou muito emocionada com as histórias contadas pelos participantes sobre suas experiências em sala de aula. A dinâmica realizada na oficina oportunizou que cada participante compartilhasse um momento que havia marcado sua vida como professor. “É muito importante a troca de experiências para o enriquecimento da nossa prática pedagógica”, apontou Luciana.

Foram manhãs, tardes e noites de trabalho, discussão e, sobretudo, compartilhamento de ideias para transformar e ajudar a construir cidadãos ainda mais engajados e conscientes.

Os alunos de Crixás tiveram o privilégio de assistir a estreia da nova montagem do Teatro MudaMundo. As seis histórias, lançadas este ano e escritas por Caio Riter, ganharam uma adaptação especial feita pela companhia mineira Real Fantasia, nova parceira do projeto. Misturando personagens, atores e bonecos, a peça costura as aventuras do menino João e sua turma com uma trilha sonora especial, cativando a jovem plateia a cantar junto. O teatro MudaMundo é a forma poética e divertida de sensibilizar os alunos sobre as questões centrais do projeto. Em Minas Gerais foram realizadas 23 apresentações do Teatro, que reuniram ao todo 4275 crianças.

IMG_20

Nos 7 municípios por onde passou, o projeto realizou a doação dos livros MudaMundo e do Caderno de Atividades do Professor para as bibliotecas das escolas da rede pública. Ao todo, foram doados 27600 exemplares.

O MudaMundo é realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Em Goiás e Minas Gerais ele acontece com patrocínio da AngloGold Ashanti.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: