13.12.2021
Meio Ambiente

A escola como o melhor lugar do mundo

Pensar a escola como um ambiente acolhedor e como um exemplo de um mundo melhor é uma realidade para a professora e diretora Elizângela Mendonça. Para ela, estar em meio à natureza oferece oportunidades de trabalhar o pertencimento, o respeito e formar cidadãos que cuidem de seus territórios.

Localizada em uma área de preservação ambiental, em Rio Brando (AC), em função de ocupações e do crescimento da cidade, a escola viu, cada vez mais, a violência presente na realidade de seus alunos. Por isso, o esforço não só de acolher e valorizar o local, mas de oferecer um ambiente diferente – uma escola viva e em que todos queiram estar.

Além do cuidado com o meio ambiente, a diretora preocupa-se em desenvolver estratégias para vivenciar práticas antirracistas, já que, assim como a valorização do ambiente onde estão inseridos, é importante que os alunos se sintam pertencentes e reconhecidos por toda a comunidade escolar. “É na escola que eles podem encontrar uma visão de mundo melhor.”

Para isso, Elizângela entende que todos os profissionais da escola precisam estar imbuídos do mesmo propósito e que todos educam – o porteiro, a merendeira, a moça da limpeza, os professores e a diretora. Para alinhar esses valores, ela acredita que o caminho é sempre fazer o melhor possível. “É a nossa prática que vai fazer a mudança, a nossa vontade de fazer”, acredita a diretora.

Confira a entrevista completa com Elizângela Mendonça aqui:

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: