Ministério da Cultura apresenta: 

A escola e a educação indígenas

A importância da educação escolar e da educação informal indígenas são equivalentes. Ambas têm que ser preservadas e garantidas como direito. A doutoranda em Educação pela UFRGS, advogada e fundadora do Instituto Kaingáng, Susana Kaingáng, relata que, a partir de sua experiência na universidade, a necessidade de refletir e resgatar suas raízes se fortaleceu.

Instigada a partilhar sua cultura ancestral, percebeu o quanto era fundamental valorizar os saberes de sua avó, por exemplo. “Muitas coisas eram tão comuns que eu não questionava, não perguntava. Como eu deixei de perguntar certas coisas para a minha avó…”, reflete a educadora. No Instituto, uma das linhas de atuação é exatamente a valorização dos saberes dos anciãos, que participam ativamente das ações da instituição.

Na conversa com a Susana, além da educação escolar indígena, um dos temas tratados é a relevância do resgate de valores. Os indígenas, influenciados pela cultura não-indígena, também precisam valorizar e retomar seus valores ancestrais – minimizados (ou apagados) pela colonização.
Confira a conversa completa com a educadora aqui:

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO