31.01.2022
Comportamento

A tecnologia como parceira do professor

Com a pandemia, o uso da tecnologia pelos professores se intensificou da noite para o dia. Desafiador para muitos e um mistério para alguns, ele veio para ficar. Mesmo com o retorno presencial às escolas, pode ser um grande parceiro dos docentes. Essa é a opinião do professor de Passo Fundo (RS), João Ricardo Fagundes dos Santos, que o defende pelo fato de fazer sentido para os alunos e propiciar experiências bastante significativas. “Nossos alunos são nativos digitais, já nasceram com essa realidade – faz parte do mundo deles.”

Por isso, o professor João Ricardo dedica-se a pesquisar metodologias e projetos que tragam a tecnologia para a sala de aula e sejam atividades significativas para os alunos. Dentre as possibilidades, para alunos de Ensino Médio, trabalhar com redes sociais e discutir o fenômeno das Fake News e, ainda, desenvolver habilidades linguísticas e de expressão é uma das propostas do educador. Para os mais jovens, o professor sugere o trabalho com jogos que pode oferecer diversas oportunidades de aprendizagem. Segundo o professor, o uso da tecnologia aproxima o aluno da escola, pois faz parte dos interesses deles.

Para inspirar outros professores e, principalmente, compartilhar o resultado de suas pesquisas, João Ricardo criou o site www.gg.gg/joaor, onde disponibiliza dicas, ferramentas e ideias sobre o uso da tecnologia em sala de aula. Se você também se interessa pelo tema, dê uma olhada no site e confira também a entrevista com o professor aqui.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: