Ministério da Cultura apresenta: 

Amor e empatia na Educação

Ser professor está longe de ser uma atividade simples. É complexa e desafiadora, pois a cada nova turma, novas situações se apresentam. O professor está sempre em formação.

Para a professora de Conceição do Jacuípe (BA), Nilma de Jesus Barros, esse processo não cessa na graduação ou no mestrado, segue no dia a dia da escola. Os educadores aprendem com cada aluno e com cada colega.

Professora de ensino fundamental e coordenadora em várias escolas, Nilma justifica a sua jornada extensa pelo envolvimento. “Perguntam-me como eu aguento, mas não é aguentar, é se envolver, colocar amor, empatia e sentimentos. Quando colocamos sentimentos, damos leveza a nossa prática”, ressalta, revelando convicção em sua atuação.

A professora baiana acredita, também, que as questões socioemocionais estão sendo especialmente importantes no retorno das crianças após o período de distanciamento social. Para ela, o acolhimento tem sido o mais importante no retorno à escola, e a escuta feita com as crianças, a principal ferramenta.

Na conversa com Nilma, mais sobre o retorno às aulas e os desafios dos professore brasileiros. Acompanhe aqui.

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO