Ministério da Cultura apresenta: 

Bem-vindo!

A cada início de ano, o MudaMundo tem o desafio de se renovar. Em 2015, comemoramos o décimo ano de execução do projeto e, por isso, preparamos ainda mais novidades. Elaboramos uma nova dinâmica para a Oficina de Sensibilização, novos materiais para os professores, novos cenários e bonecos para o Teatro MudaMundo e realizamos um desejo antigo da equipe: lançar um novo site.

A plataforma online foi refeita do zero, ficando mais moderna, mais ágil e mais fácil para o professor navegar. Redistribuímos o conteúdo para que o acesso seja rápido e direto. Além da seção de Notícias, criamos a seção Mudando o Mundo para dar destaque especial a todos aqueles projetos e educadores que promovem a mudança social a partir da sala de aula. Neste espaço, serão compartilhadas histórias e relatos de professores que colocaram a mão na massa, que provocaram as suas turmas e promoveram diferentes projetos, sejam eles de meio ambiente, comportamento, ética e valores, diversidade ou outros. Como sempre, seguimos querendo contar com a participação dos educadores. Por isso, dentro desta seção, através do botão Conte sua história, é possível enviar um relato com fotos e vídeos e ter a sua história publicada no site MudaMundo.

Outra seção que merece destaque é o +MudaMundo, na qual disponibilizamos materiais selecionados que têm a ver com os temas do projeto: Sugestões de atividades complementares ao Caderno para o Professor, textos, músicas, vídeos e galeria de fotos. Tudo para você baixar e usar em sala de aula ou para complementar sua pesquisa. Se você quiser colaborar com algum material para esta seção, entre em contato conosco.

Este ano, o MudaMundo passará pelas cidades de Casimiro de Abreu (RJ), Guaíba, Sapiranga e Esteio (RS), Mossoró (RN) e, também, em 9 cidades do estado de São Paulo. Serão realizadas 43 oficinas e 59 apresentações do Teatro MudaMundo, liderado pelo grupo Cuidado Que Mancha, nosso parceiro de longa data.

Na Oficina de Sensibilização, as novidades ficam por conta de uma nova dinâmica para trabalhar a importância do professor em sala de aula e a situação da educação e da infância no Brasil hoje, e pela distribuição do segundo volume do Caderno de Sugestões para o Professor. Elaborado pelas pedagogas Dorana Wainer e Sariane Pecoits e com ilustrações da artista Laura Castilhos, o novo material tem como foco central os jogos colaborativos como uma forma de trabalhar a importância do grupo, a diversidade, os diferentes papéis dentro da comunidade e a inclusão. As Oficinas seguem sendo comandadas pela idealizadora e coordenadora do projeto, Cristiane Ostermann, e pela jornalista e oficineira Juliana Loureiro.

A Oficina de Educomunicação também ganhará uma material exclusivo. O Caderno de Educomunicação, elaborado pelo jornalista Gabriel Dutra, integrante da equipe do projeto e oficineiro, apresenta aos professores diferentes conceitos e formas de trabalhar com a Educomunicação na escola, a partir de uma história escrita em forma de roteiro teatral. A publicação também conta com ilustrações de Laura Castilhos.

Para os pequenos não ficarem de fora, o Teatro MudaMundo também ganhou um novo cenário, novos figurinos e novos bonecos. Todo o material foi feito pela atriz e bonequeira Rita Spier em parceria com o também bonequeiro Márcio Newlands. O destaque é o foco na sustentabilidade. Os novos materiais foram cuidadosamente elaborados utilizando materiais naturais, como tecidos de algodão puro, e reciclados e reaproveitados, como garrafas pet, tampinhas de garrafa, botões e papel reciclado.

O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. É concebido e executado pela Signi e, este ano, conta com o patrocínio das empresas Carioca Engenharia, InBetta, Petrogal, Sulgás e Pernambucanas.

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO