MudaMundo encerra mais uma temporada

A cada ano que passa, depois de mais de uma década de atividade, o projeto MudaMundo tem o desafio de inovar para continuar contribuindo para a transformação social e para a inclusão cultural. Em 2017, não foi diferente.

Para escrever as seis novas histórias, convidamos o escritor Caio Riter e, para ilustrá-las, renovamos a parceria com a talentosa Laura Castilhos. Já o novo espetáculo, ficou sob responsabilidade do grupo teatral de Minas Gerais, Real Fantasia, que trouxe ainda mais alegria e competência ao projeto. Totalmente revigorado o MudaMundo acompanhou as crianças e seus professores por uma caminhada de resgate de valores importantes para a construção de um mundo melhor.

Neste ano, foram contempladas as cidades de Crixás e Posse, em Goiás; Raposos, Nova Lima, Sabará, Caeté, Santa Barbará e Barão de Cascais, em Minas Gerais; Luis Eduardo Magalhães, na Bahia; Balsas, no Maranhão; Curitiba, no Paraná; e Paulista e Araçoiaba, em Pernambuco. Foram distribuídos mais de 43 mil livros nessas regiões, para os anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública municipal, além das oficinas para os professores e as sessões de teatro gratuitas. Para algumas crianças, e mesmo adultos, das comunidades contempladas era a primeira vez que assistiam a uma peça teatral.

“Para nós, o brilho no olhar e o sorriso aberto pela satisfação de assistir ao teatro, muitas vezes pela primeira vez, são o suficiente para recarregar as energias e seguir acreditando que é possível mudar o mundo a partir de atitudes simples que cada um de nós pode adotar no seu dia-a-dia. Nosso trabalho é relembrar ao professor de que ele é fundamental, como exemplo, de um mundo mais generoso e mais solidário”, esclarece Juliana Loureiro da equipe do projeto.

Encerrando as atividades de 2017, com o objetivo de democratizar seu conteúdo, o projeto disponibilizou ainda as histórias do menino João em formato de audiolivros em seu site. As seis histórias são contadas também na opção de audiodescrição. Os audiolivros do MudaMundo podem ser escutados online ou baixados diretamente aqui.

O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2017, contou com o patrocínio das empresas AngloGoldAshanti, SLC Agrícola, InBetta e Instituto Joanir Zonta.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: