29.11.2018

Muitos motivos para comemorar e continuar a mudar o mundo

O projeto MudaMundo fecha 2018 com muitos motivos para comemorar. Na verdade, são 9.191 motivos!

Sim! Neste ano, o projeto alcançou e sensibilizou diretamente 8.350 crianças e 841 educadores. Isso tudo em apenas três estados brasileiros, passando por sete cidades. Indiretamente, alcançou mais ainda, pois no total foram distribuídos 20.700 livros da Coleção MudaMundo e outros 1.410 Cadernos do Professor para as escolas disponibilizarem em suas bibliotecas.

Em Mato Grosso (MT), onde o projeto passou em maio, foi a primeira vez do MudaMundo, que contou com o patrocínio da empresa SLC Agrícola. A equipe percorreu cerca de 4 mil quilômetros para atender as quatro cidades – Querência, Diamantino, Sapezal e Porto dos Gaúchos. O período do projeto no estado coincidiu com a greve nacional dos caminhoneiros, e isso não mudou o roteiro. O resultado foi tocante: 5 mil crianças compareceram às 10 apresentações teatrais e 240 educadores participaram das quatro oficinas. Só no MT, foram doados 10.200 livros para as escolas públicas desses municípios, além dos 700 cadernos com sugestões de atividades para o professor.

Em agosto, a empresa InBetta patrocinou o retorno do projeto MudaMundo à cidade de Paulista, em Pernambuco. Foram oito oficinas e oito apresentações teatrais, reunindo 1.600 crianças e 333 educadores. A inclusão foi o ponto alto dessa temporada na cidade. Algumas sessões do teatro MudaMundo contaram com o acompanhamento de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oportunizando que dezenas de jovens com deficiência auditiva pudessem aproveitar o espetáculo. Mais emoção! Na cidade também foram realizados dois encontros de formação de plateia, por meio de “rodas de conversa” entre o grupo teatral e cerca de 400 alunos e educadores. Em Paulista, foram doados 6 mil livros e 400 cadernos de atividades.

A Alltech foi a empresa responsável pela passagem do MudaMundo pelos municípios de São Pedro do Ivaí, em abril, e Maringá, em setembro, no Paraná. Por lá, passaram 1.750 crianças em cinco apresentações teatrais e 268 professores nas oficinas de sensibilização do projeto. As rodas de conversa para formação de plateia também tiveram duas sessões, reunindo cerca de 330 pessoas entre crianças e educadores. As escolas receberam 4.500 livros da Coleção MudaMundo e 310 Cadernos do Professor.

Em 2018, mais crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública municipal e seus professores tiveram a oportunidade de conhecer personagens e histórias para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Cada um, fazendo a sua parte, passa a ser um agente da transformação social tão necessária. O projeto MudaMundo segue a sua provocação à reflexão e à ação. Mais um ano – nesses mais de 10 anos de atividade – que a semente foi lançada. Agora, é torcer que professores e alunos disseminem o que viram e aprenderam com João e seus amigos, para fazer com que os dias futuros sejam de mais generosidade e solidariedade com as pessoas e o planeta.

O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: