06.06.2022
Diversidade

O desafio de combater o racismo em sala de aula

Discutir o racismo é uma demanda presente na sociedade. Com atos discriminatórios acontecendo diariamente, é fundamental que todos se envolvam no desafio de combatê-lo.

Preocupado e ciente dessa necessidade, o professor da rede estadual em Porto Alegre e Novo Hamburgo, Ramon Santos, aceitou o desafio de implementar um projeto antirracista numa das escolas onde leciona.

Apesar de entender que essa discussão deva ser feita por todos, especialmente pelas pessoas brancas, que precisam estudar e aprofundar o tema, Ramon topou liderar a discussão, mesmo sendo o único professor negro da instituição. “Topei o desafio, especialmente por essa conjuntura política que estamos vivendo, na qual estamos perdendo o tato da tolerância, do respeito, do entender o outro e do carinho”, ressalta o professor.

Para o educador baiano, que há oito anos mora no Rio Grande do Sul, tem sido bastante desafiador estimular a reflexão sobre os racismos que carregamos e temos internalizados.

Para saber mais sobre o caminho que o professor está trilhando para colaborar com o fim do preconceito, aprecie a entrevista completa aqui:

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: