Professor: uma prática de amor e dedicação

Sentimento de valorização da profissão foi a tônica do MudaMundo em Maringá

 

A temporada do projeto MudaMundo em Maringá, no Paraná, provocou muitas emoções. A trupe do MudaMundo passou por lá na primeira semana de outubro e deixou sua marca, que provoca a reflexão sobre a transformação que queremos ver no mundo.

Em sua reflexão durante a oficina de Sensibilização, a professora Fabiana T. Almeida de Souza, da Escola Municipal Odette Alcântara Rosa, percebeu que pode ser agente de mudança. “A oficina nos faz refletir sobre a ética. Podemos melhorar o mundo, a cada dia, com as nossas atitudes. Não precisamos nos acostumar com o que a sociedade, muitas vezes, impõe”, afirmou.

O processo ensino x aprendizagem se dá nas atividades realizadas em sala de aula, e nem sempre os professores percebem o quanto estão construindo com seus alunos e a importância da sua ação na vida deles. Carla Barri, professora na Escola Municipal Fernão dias, se emocionou ao refletir sobre o assunto. “Foi importante perceber como marcamos a vida de nossos alunos, me senti valorizada.”

Durante o encontro, Jeanne Lopes Pacheco avaliou suas ações diárias como professora na Escola Municipal Lídia Ribeiro da Silva. “As atividades da oficina nos fizeram repensar sobre a nossa prática, com amor e dedicação”, completou.

O projeto MudaMundo em Maringá reuniu 196 professores da rede pública municipal de Ensino Fundamental nas três oficinas de Sensibilização. Outras 330 pessoas, entre educadores e alunos participaram das “rodas de conversa”, que abordaram a transposição da literatura para o teatro, nas suas várias linguagens teatrais e recursos cênicos. Cerca de 900 crianças tiveram a oportunidade de assistir às aventuras de João e seus amigos para melhorar o espaço onde vivem e convivem no teatro MudaMundo.

Em Maringá, as atividades gratuitas do projeto foram possíveis graças ao patrocínio da empresa Alltech, que ainda garantiu a doação de 2700 livros com as histórias do MudaMundo para as escolas da cidade.
O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: