Professores com energia renovada e crianças motivadas a mudar o mundo em Paulista, PE

Cidade do Paulista, em Pernambuco, recebeu novamente o MudaMundo entre os dias 14 e 17 de agosto. é a segunda vez que o projeto realiza temporada no município com patrocínio da empresa InBetta.

Nessa edição do MudaMundo, além das oficinas de sensibilização para os professores e das sessões de teatro para as crianças, foram realizadas ainda atividades de formação de plateia na forma de “rodas de conversa” entre a equipe do projeto, o grupo teatral e os alunos e professores sobre a transposição da literatura para o teatro.

Experiência enriquecedora para uns, renovação para outros, o projeto MudaMundo vem contribuindo para ativar uma rede de pessoas dispostas a melhorar o local onde vivem. Em Paulista não foi diferente.

No rosto de cada criança foi possível confirmar o interesse e a vontade de ajudar. Professores foram tocados pela proposta e, mais uma vez, se colocam como transformadores nesse processo.

A professora Rafaelly de França, da Escola Municipal Amaro Alexandrino tem essa consciência e compartilhou suas experiências mais marcantes como professora com os colegas. “Gostei muito da dinâmica em que compartilhamos experiências marcantes da vida do professor. Temos o poder de transformar vidas”, disse. Maria Cleciane Anibal do Nascimento, professora na Escola Municipal Joaquim de Lima, achou a experiência enriquecedora. “O projeto serviu para estimular a reflexão sobre a nossa prática e as ações que podem mudar o mundo.”

Trazer de volta para a sala de aula a possibilidade de explorar conceitos como respeito ao próximo, cuidados com o meio ambiente, por meio de atividades diferenciadas, é a forma que o projeto MudaMundo encontrou de dar sua colaboração aos professores. Algumas professoras se identificaram com a proposta, como Adriana Borges da Souza, professora na Escola Municipal Loteamento Conceição. “Como professora, além de ensinar conteúdo, sempre procuro desenvolver e resgatar os valores perdidos”, compartilhou.

Uma classe pouco valorizada na sociedade de hoje, professores são guerreiros no cumprimento de sua tarefa e precisam de um apoio que ajude a renovar suas forças. Parece que nesse aspecto o MudaMundo também vem contribuindo. “Gostei muito de participar desse encontro. Foi um momento em que pude renovar minhas forças para continuar minha ‘estrada’ na educação”, destacou a professora Rita de Cássia, da Escola Municipal Marcílio Dias. Alvani Rogeria dos Santos, da Escola Municipal Margarida Sampaio faz coro com a colega: “A educação é tudo e me encontrei nela. Saio desse encontro mais revigorada.”

Ozani dos Santos, da Escola Municipal Rural Mumbeca I, registrou sua gratidão. “Agradeço a oportunidade de participar desse projeto tão humano.”

No total, em cidade do Paulista, 1600 crianças e professores assistiram as sessões de teatro MudaMundo. Nas oficinas, foram 333 professores envolvidos, e a formação de plateia contou com a participação de 400 crianças e professores.

O patrocínio da InBetta garantiu ainda a doação de 1000 conjuntos de seis livros infantis com as histórias do menino João (totalizando 6 mil livros) e 400 cadernos do professor, com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. Essa doação vem reforçar o acervo das bibliotecas escolares, atingindo todas as escolas do município, que em 2017 já haviam recebido 2 mil conjuntos (12 mil livros). O projeto MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: