MudaMundo encantou alunos e professores da Bahia, Goiás e Maranhão

O Projeto MudaMundo levou a magia do teatro e da literatura para mais de 2,5 mil crianças e professores dos estados da Bahia, Goiás e Maranhão. Entre os dias 14 e 30 de agosto, o projeto circulou pelas cidades de Luis Eduardo Magalhães (BA), Posse (GO) e Balsas (MA), reunindo ao todo 2.280 crianças em seis apresentações do Teatro MudaMundo e 382 professores em seis oficinas de sensibilização. O MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura e nesta etapa recebeu o patrocínio da empresa SLC Agrícola, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Voltado para educadores e alunos das séries iniciais, de 1º a 5º ano, de escolas públicas, o projeto se desenvolve a partir das aventuras vividas pelo menino João que quer mudar o mundo a partir de pequenos gestos e ações. A coleção de histórias do projeto MudaMundo, composta por seis livros, e o Caderno do Professor, com sugestões de atividades para serem realizadas em sala de aula, foram distribuídos aos educadores durante as oficinas de sensibilização e para as bibliotecas das escolas da rede pública dos três municípios. Ao todo, foram doados 23.160 exemplares.

Em cada município foram realizadas duas oficinas com o objetivo de refletir sobre o papel do professor e da educação na vida das crianças. “Acreditamos no potencial transformador dos educadores e a diferença que pode ser feita a partir da sala de aula”, destaca a coordenadora do projeto, Cristiane Ostermann. Para a professora Clécia dos Santos França, da Escola Municipal São Benedito, em Balsas, participar do projeto foi uma grande oportunidade de aprendizagem. “Esse momento foi uma ótima contribuição para nossa jornada. Precisamos estar sempre interagindo e buscando formas de mudar o mundo”, disse. Em Posse, a professora Adenice Novais Souza, da CEMEI Cecília Meireles, também elogiou a formação. “A oficina renovou o meu ânimo, pois me fez recordar de momentos marcantes da vida de professora”, destacou.

Entre as crianças, a expectativa era grande para assistir ao espetáculo MudaMundo. O teatro, que mistura encenação e teatro de bonecos, com cenários e personagens que vão se transformando ao longo da peça, prendeu a atenção da garotada e garantiu algumas lições sobre a importância de cuidar do meio ambiente, de respeitar ao próximo e da gentileza. O espetáculo foi assistido por alunos das escolas públicas dos três municípios.

A próxima jornada do MudaMundo ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro em Curitiba, no Paraná. Mais informações na agenda do projeto.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: