22.11.2021

Trabalhar diversidade e arte ampliam horizontes

Não é à toa que o MudaMundo associou a expressão TamoJunto para as atividades realizadas durante a pandemia. Estar junto, dar as mãos e compartilhar desafios e soluções têm sido o caminho para muitos professores durante esse período de distanciamento e restrições, mas também para o enfrentamento de temas sensíveis – como a diversidade.

A professora da rede municipal de Campo Bom, Marinez Martins Roduite, conta como a acolhida e a troca de saberes entre os professores podem contribuir para a criação conjunta de atividades que valorizem a diversidade. Para ela, a confiança no colega e a sinceridade da dúvida podem fortalecer muito a educação que respeite o diferente e explicite os valores que devem permear todas as relações na escola.

Uma das grandes aliadas da professora Marinez para trabalhar diferentes culturas é a arte. Segundo ela, são várias possibilidades que podem ser acessadas, por exemplo, ao explorar a cultura das mandalas ou os símbolos como yin-yang. De formas geométricas a questões espirituais são temas presentes e que instigam os alunos a refletir e conhecer um universo de possibilidades diferentes – rompendo as paredes da escola ou de suas casas.

Na conversa com a professora, você pode conferir ainda mais ideias criativas para mudar o mundo. É só acessar:

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: