Troca de experiências e muito envolvimento para iniciar 2018

Superou as expectativas na questão da formação dos professores: essa foi a principal referência da passagem do projeto MudaMundo em São Pedro do Ivaí, no Paraná, nos dias 19 e 20 de abril. “Depois de um dia de trabalho, os educadores compareceram de forma significativa à oficina de capacitação realizada à noite”, informa a secretária de Educação, Cultura e Esportes do município, Ivonete Harada.
Foi uma super participação: dos 98 professores do quadro, 72 compareceram e se envolveram com as atividades. “Foi um resgate de emoções e valores que, às vezes, acabamos esquecendo no nosso dia a dia no trabalho com as crianças.” De acordo com a secretária, o projeto MudaMundo proporcionou uma troca de experiências e vivências muito especial e oportuna entre os professores. “Foi uma capacitação muito diferente, uma verdadeira sensibilização para temas tão importantes nos dias de hoje”, completa.

Resgate de valores e emoções, fazer a diferença na vida das crianças e das comunidades. Esses foram sentimentos provocados pelas atividades da oficina de sensibilização do MudaMundo com os professores participantes. Para a professora Maria de Fátima Costa, da Escola Gertrudes Maria Domingues, foi importante lembrar que ela pode fazer a diferença, trazendo sua contribuição para a vida de cada criança. “Mesmo que seja um trabalho de formiguinha, vale a pena”, afirma.

Sabrina Ferreti Vianna, do Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) Criança Esperança, sentiu-se honrada por participar de um encontro que permitiu compartilhar sua história como professora. “Também estou grata por adquirir mais conhecimento na troca com meus colegas.”
Elza Ramos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), destacou a importância de abordar temas tão esquecidos na sociedade. “Precisamos resgatar os valores morais com urgência.”

As histórias dos personagens do MudaMundo também tocaram as crianças. Nas duas apresentações teatrais gratuitas realizadas na cidade, foram cerca de 450 crianças em cada sessão. Elas curtiram e interagiram com os personagens. Para completar, os professores e as escolas participantes receberam kits compostos por seis livros infantis e um caderno com sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula.
A secretária Ivonete ressalta que os livros chegaram também em um momento muito oportuno. O município está iniciando seu projeto de leitura, e os seis títulos estão sendo incluídos nas atividades. “As histórias do menino João vão enriquecer ainda mais nosso projeto de leitura”, conclui.
Em São Pedro do Ivaí, o projeto contou com o patrocínio da empresa Alltech, numa realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: