20.12.2021
Comportamento

Uma escola que vivencia valores

O papel da escola tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente quando tratamos de crianças em situação de extrema vulnerabilidade social. É na escola que eles vão interagir, receber cuidado e, principalmente, vivenciar valores. Para a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque, de Porto Alegre (RS), a instituição é muito potente quando oferece um olhar diferenciado.

Um dos grandes diferenciais apontados pela diretora está na educação ambiental que, para ela, não pode ser apenas uma disciplina dissociada do dia a dia da escola. “Educação ambiental é o que comemos, são as embalagens, os resíduos – tudo!” Mais do que informações teóricas, aposta na mudança de hábitos e na reflexão sobre as atitudes mais simples. Uma prática que a acompanha é realização de hortas, as quais propiciam, no contato com a terra e com o cuidado com as plantas a disseminação de muitos valores. “Quem cuida de uma planta, cuida do outro”, celebra Cláudia.

O cuidado e o respeito são valores caros para a Matias de Albuquerque. Para desenvolver a concentração, o foco e o conhecimento de si mesmo, as crianças praticam meditação regularmente. Olhar para dentro também é cuidar de si e, como disse a diretora, quem cuida de si, cuida da planta, cuida do outro e cuida da sua escola.
Se você gostou das ideias da Cláudia, assista a conversa completa, aqui:

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: