08.11.2021
Cidadania

Uma professora semeadora de mudança

A vontade de mudar o mundo sempre esteve presente na vida da professora de Lages (SC), Conceição Aparecida de Jesus da Silva. Desde muito pequena esse era o seu sonho – ela sabia que a escola era o lugar certo para semear a mudança.

Uma das atividades que desenvolve sempre com seus alunos é motivá-los a olhar o entorno, a sua comunidade. Para ela, há muito conhecimento nas experiências das famílias e dos vizinhos, que precisam ser apropriadas pelas crianças. “Muitas vezes, eles não conhecem as histórias de suas famílias”, revela a professora. Com essa atividade, há um resgate dos saberes e é estimulado o senso de pertencimento, que, segundo Conceição, são fundamentais para favorecer o protagonismo. “Eles mesmos podem buscar soluções para o lixo nas ruas”, exemplifica.

Essa atividade, aparentemente tão simples, traz também outros resultados e desdobramentos. Conceição conta que a partir do resgate das histórias familiares, as crianças sentiram-se motivadas a escrever um livro. Segundo ela, muitos não tinham a prática da escrita e perceberam a importância deles e de suas histórias.

Se você gostou desse relato tão encantador e potente, confira a entrevista completa.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: