Vem aí, MudaMundo 2017!

Crixás, em Goiás, será a primeira cidade a receber o projeto, que ao longo do ano passará por mais 10 municípios, em 5 estados brasileiros.

Em 2016, o projeto completou a sua primeira década de execução. Para comemorar essa conquista, trabalhamos ao longo do último ano para trazer aos professores e alunos algumas novidades.

A primeira delas é a mudança no livro MudaMundo. O antigo livro dá lugar a uma nova coleção de histórias, composta por 6 livros, escrita por Caio Riter. Nas novas aventuras, João e sua turma estão um pouco mais velhos, mais maduros e a procura de novos desafios para mudar o mundo. Juntos, eles seguem fazendo de tudo para transformar a realidade em que vivem, trazendo novos aprendizados e lições sobre cidadania, meio ambiente, respeito, família, solidariedade e, sobretudo, protagonismo.

Por falar em protagonismo, este é o tema do novo Caderno de Sugestões para o Professor, que entra em seu terceiro volume, organizado pelas pedagogas Dorana Fernandez e Sariane Pecoits. “Ficamos nos questionando se essa característica – de ser protagonista – é uma questão de personalidade ou algo que o meio onde a criança vive possibilita. Concluímos, apoiadas em nossas experiências nas diferentes escolas por onde passamos e após estudar bastante sobre o tema, que o protagonismo é algo que se aprende! E que se pode aprender também na escola!”, escrevem na abertura do caderno.

O novo material do MudaMundo é um convite para professores, alunos e interessados nos temas refletirem e se apropriar da ideia de que a mudança está em cada um de nós. Com o MudaMundo queremos compartilhar este princípio e multiplicar ideias e ações que possam servir como ponto de partida para estabelecer uma formação baseada no protagonismo de todos, professores, alunos e comunidade escolar.

A segunda novidade é o Teatro MudaMundo, que agora está a cargo da companhia Real Fantasia, de Minas Gerais. A partir da nova coleção de histórias, a companhia criou um espetáculo inédito, que mistura encenação e teatro de bonecos, com cenários, figurinos e personagens que vão se transformando ao longo da peça, tornando-a um estímulo sensível e criativo para o público infantil. As novas músicas costuram os diversos atos e animam a criançada a cantar junto.

Começando por Crixás, no estado de Goiás, o MudaMundo percorrerá ainda Posse, também em Goiás; Balsas, no Maranhão; Luís Eduardo Magalhães, na Bahia e Caeté, Raposos, Sabará, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Nova Lima, em Minas Gerais; e Curitiba, no Paraná. Todas as cidades receberão a Oficina de Sensibilização para os Professores e o Teatro MudaMundo, que são voltadas para as escolas públicas estaduais e municipais. Os participantes e as bibliotecas das escolas receberão uma doação dos novos materiais.

O MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da AngloGold Ashanti, SLC Agrícola e Instituto Joanir Zonta – Condor.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS: