O que é

Um projeto para mudar o mundo, começando pela escola. Acreditamos no potencial transformador dos educadores e a diferença que pode ser feita a partir da sala de aula. As crianças representam o futuro e educá-las pensando na criação de um lugar melhor para se viver deve ser um dever assumido por todos.

Assim, o MudaMundo nasceu para auxiliar o professor a resgatar valores em sala de aula, ajudando a alavancar a transformação social tão necessária em nosso país.

Voltado para educadores e alunos das séries iniciais, de 1º a 5º ano, de escolas públicas, o projeto se desenvolve a partir das aventuras vividas pelo menino João. Na coleção de histórias do projeto, nosso herói embarca em aventuras com a família, os amigos e a comunidade para mudar o mundo. Ele sabe que esta não é uma tarefa fácil, mas está disposto a arregaçar as mangas e começar a partir de pequenos gestos e ações.

O projeto nasceu em 2006, a partir de um exercício que propunha transpor os valores pregados pela Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para o universo infantil. Um dos pressupostos básicos da RSE é que a empresa mantenha um relacionamento ético e transparente com todos os seus públicos interessados. No universo da criança, estes públicos podem ser traduzidos por aqueles que as rodeiam em suas rotinas: a família, a escola, os professores e colegas, o bairro e a comunidade onde vivem. As quatro histórias tentam dar conta destes universos, transformando o cotidiano a partir de ações muito básicas como dar um abraço apertado, desligar a televisão para conversar, aprender e aceitar o outro como ele é, cuidar dos ambientes e respeitar a natureza.

ATIVIDADES

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO

Voltada para os educadores, a oficina pretende ser um momento de provocação. Propõe uma reflexão a respeito da situação da infância, da educação e do papel do professor na sociedade atual brasileira.

TEATRO MUDAMUNDO

Comandado pelo grupo Real Fantasia, de Minas Gerais, o teatro é o momento de sensibilização voltado para as crianças. Unindo recursos lúdicos e criativos, o grupo apresenta as histórias do João, costurando-as com músicas compostas especialmente para o projeto.

OFICINA DE EDUCOMUNICAÇÃO

Também voltada para os educadores, aborda um novo olhar dos valores defendidos pelo projeto através de práticas educomunicativas, um conceito pedagógico que une a Educação à Comunicação.

MATERIAIS

Nas Oficinas, os participantes recebem os materiais do projeto: a coleção MudaMundo, o Caderno de Sugestões para o Professor e/ou o Caderno de Educomunicação. Os Cadernos funcionam como materiais de apoio ao docente, reunindo boas ideias para trabalhar em sala de aula. Os seis livros são distribuídos gratuitamente para as bibliotecas das escolas públicas participantes.

SEMINÁRIO MUDAMUNDO

É um momento de reflexão e compartilhamento de experiências transformadoras dentro da escola, ou seja, um espaço de trocas entre educadores através dos relatos de boas práticas. O Seminário pretende pensar o papel do professor e a importância da educação como um dos principais caminhos para alcançarmos os ideais de uma sociedade mais justa, ética e igualitária. Todo ano, um convidado especial para falar sobre o tema, além da apresentação de atividades realizadas por professores em sala de aula.

NOSSA HISTÓRIA

106

cidades contempladas, de diferentes estados brasileiros

4.384

escolas municipais e estaduais envolvidas

11.422

professores participaram das oficinas

72.885

crianças assistiram ao Teatro MudaMundo

274.000

exemplares do livro MudaMundo doados para bibliotecas de escolas públicos

EQUIPE

MUDAMUNDO

Coordenação-geral:

Cristiane Ostermann - Signi

Gestão Financeira:

Gisele Longhi

Gestão Editorial:

Luísa Kiefer

Peças gráficas:

Proje Comunicação Visual

Assessoria de Imprensa:

Acesso – Projetos Integrados de Comunicação

LIVROS

Autor:

Caio Riter

Ilustrações:

Laura Castilhos

Projeto Gráfico

Proje Comunicação Visual

Editoração:

Proje Comunicação Visual

Caderno de Sugestões para o Professor:

Dorana Wainer Fernandez e Sariane da Silva Pecoits

Caderno de Educomunicação:

Cassios Nogueira, Gabriel Dutra e Juliana Loureiro

Revisão:

Press Revisão

Oficina de Sensibilização para Professores:

Cristiane Ostermann, Juliana Loureiro e Luísa Kiefer

TEATRO

Grupo Real Fantasia
Direção:

Érica Lima e Marcelo Xavier

Atores:

Erica Buzelin, Marcus Vinícius e Sérgio Cesário

Trilha sonora:

Fernando Muzzi

Técnica:

Marcelo Xavier

Bonecos, cenários, acessórios e figurino:

Marcus Vinícius

PARCEIROS

Fotografia e vídeo - Utz Filmes

Radiotiva Produtora

VR Captação de Recursos