Em Tatuí, a professora Nelcy Almeida, da EMEI Prof. Lygia Rodrigues Del Fiol, de Tatuí, São Paulo, trabalhou com o maternal 2 sobre uma espécie de jacaré que está em extinção, o Jacaré do Papo Amarelo, dentro do tema Meio Ambiente e Cidadania.
Confira o relato da atividade:
“Trabalhamos com o tema meio ambiente, aobre a extinção do jacaré-do-papo-amarelo, uma espécie que pode atingir 3 metros de comprimento. É um animal esverdeado, quase pardacento, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado. O focinho dele é menor do que o das outras espécies. Atrás da cabeça ele tem escamas em fileiras cervicais. Quando os ovos estão para eclodir, os filhotes vocalizam chamando a mãe, que desmancha o ninho usando os membros anteriores e posteriores e o focinho. A fêmea carrega cada um na boca até a água, cuidadosamente.
O macho cuida dos recém-nascidos que já estão na água e os pais permanecem perto dos filhotes, protegendo-os contra os predadores, em especial garças e outras aves grandes. Conscientizar nossos alunos desde pequenos a preservar a natureza, cuidar do nosso planeta orientar sobre os cuidados com o meio ambiente (como a coleta seletiva, não poluir os rios, colocar o lixo no lixo) é muito importante. Se cada um fizer a sua parte teremos um mundo bem melhor.
Tivemos um evento em nossa cidade com leitura de contos,entrega de mudas de árvores, discussões sobre saúde, capoeira e arte. Nessa ocasião, meus alunos apresentaram a canção O Jacaré foi passear la na lagoa.
A apresentação foi muito bonita e a conscientização dessas crianças em prol do nosso planeta nos dá uma satisfação enorme! Um trabalho que vale a pena!”