Ministério da Cultura apresenta: 

Espécie em extinção: o Jacaré de Papo Amarelo

Em Tatuí, a professora Nelcy Almeida, da EMEI Prof. Lygia Rodrigues Del Fiol, de Tatuí, São Paulo, trabalhou com o maternal 2 sobre uma espécie de jacaré que está em extinção, o Jacaré do Papo Amarelo, dentro do tema Meio Ambiente e Cidadania.
Confira o relato da atividade:

“Trabalhamos com o tema meio ambiente, aobre a extinção do jacaré-do-papo-amarelo, uma espécie que pode atingir 3 metros de comprimento. É um animal esverdeado, quase pardacento, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado. O focinho dele é menor do que o das outras espécies. Atrás da cabeça ele tem escamas em fileiras cervicais. Quando os ovos estão para eclodir, os filhotes vocalizam chamando a mãe, que desmancha o ninho usando os membros anteriores e posteriores e o focinho. A fêmea carrega cada um na boca até a água, cuidadosamente.

O macho cuida dos recém-nascidos que já estão na água e os pais permanecem perto dos filhotes, protegendo-os contra os predadores, em especial garças e outras aves grandes. Conscientizar nossos alunos desde pequenos a preservar a natureza, cuidar do nosso planeta orientar sobre os cuidados com o meio ambiente (como a coleta seletiva, não poluir os rios, colocar o lixo no lixo) é muito importante. Se cada um fizer a sua parte teremos um mundo bem melhor.

Tivemos um evento em nossa cidade com leitura de contos,entrega de mudas de árvores, discussões sobre saúde, capoeira e arte. Nessa ocasião, meus alunos apresentaram a canção O Jacaré foi passear la na lagoa.
A apresentação foi muito bonita e a conscientização dessas crianças em prol do nosso planeta nos dá uma satisfação enorme! Um trabalho que vale a pena!”

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO