Em agosto deste ano, o MudaMundo esteve na cidade de Tatuí, em São Paulo. A partir da oficina de sensibilização, as educadoras foram encorajadas a compartilharem conosco histórias marcantes que mostram que a transformação social é possível a partir da sala de aula. São diferentes histórias, projetos e ideias de atividades que colocam os valores do MudaMundo em prática e podem gerar novos desdobramentos, multiplicando a nossa ideia de que “a mudança está na gente, é só começar.”
A professora Fabiane de Almeida, narrou como a atenção dedicada a uma aluna transformou a sua postura em sala de aula e diante da vida. “Na segunda semana em que eu estava com eles, fiz uma brincadeira sobre as profissões e, de mesa em mesa, fui conversando com cada aluno e motivando cada um a seguirem em frente. Mas, para minha surpresa, quando cheguei a uma das mesas, encontrei uma aluna muito quieta. Quando perguntei o que ela gostaria de ser quando crescesse, ela me disse que não queria ser nada. Fui conversando com ela e, aos poucos, ela foi se abrindo comigo.” A aluna estava vivendo o luto da tia, em silêncio. Com o olhar cuidadoso da professora, ela conseguiu se abrir e, aos poucos, voltou a participar das atividades da sala de aula, fez novas amizades, retomou os desenhos e a escrita.
Já na EMEI Prof. Maria Cristina Ferrão, a professora Marilise Aparecida desenvolveu o projeto “Valores e virtudes na escola”. A partir da leitura de diferentes obras infantis, de contos e fábulas, foram debatidos temas como as atitudes dos alunos no cotidiano, em sala de aula e em casa, e seus comportamentos diante de algumas situações. Um dos eixos norteadores foi o tema sentimentos, conversando com os alunos sobre ficar triste, sentir raiva, sentir medo e ficar feliz. Os alunos desenharam, criaram textos coletivos e cartazes com palavras e ilustrações que refletissem sobre as situações discutidas. Ao final do projeto, o material foi exposto aos familiares e a professora, a partir disso, acompanha diariamente as transformações nos comportamentos dos alunos.
Na EMEF Prof. Teresinha Barros, a professor Mônica Gramasco colocou em prática um trabalho sobre o meio ambiente. “Refletimos sobre o problema que a nossa sociedade enfrenta por causa do lixo descartado sem nenhuma responsabilidade e que polui o nosso planeta. A partir desse tema, comentamos e observamos o lixo deixado no pátio da escola, pelos colegas, após o recreio”, conta. A atividade foi desenvolvida com a leitura da história Ai que nojo!, do livro MudaMundo. Durante uma semana as crianças trouxeram material reciclável, como garrafas pet, caixas de leite e outras embalagens, para a sala de aula. Com o material foi proposto um dos jogos colaborativos do Caderno de sugestões para o Professor – Volume 2, a brincadeira Vamos limpar nosso lago?. “Desenhamos um “lago” e demos a ele o nome de Teresinha. Colocamos o lixo dentro dele. As crianças, que estavam do lado de fora do círculo, jogavam a bola ao centro para retirar o lixo que estava poluindo o lago.” A atividade foi realizada dentro da sala de aula e depois no pátio da escola. O resultado: “As crianças gostaram muito da atividade e agora ficam observando e relatando quando veem pessoas jogando lixo no lugar errado”, comemora Mônica.
A professora Gisele Halcsick resolveu engajar a família na vida escolar dos alunos. Criou um grupo nas redes sociais e incentivou os pais, irmãos e demais familiares que compartilhassem fotos ou vídeos dos alunos fazendo a diferença. “Recebi muita coisa boa e relatos das famílias que me deixaram muito feliz.” Em sala de aula, Gisele enfatizou as atitudes para mudar o mundo e convidou os alunos a plantar mudar no pátio da escola. Foi só alegria!
A professora Rita Braz também encorajou os alunos com um projeto de horta. As crianças ajudaram a cuidar do canteiro, plantaram, cultivaram, colheram e saborearam. Após levaram embora uma muda de salsa para cuidar em casa. O projeto foi apresentado aos pais, esperando que o resultado seja a conscientização por uma uma alimentação mais saudável.
Outro projeto que envolveu a horta da escola foi o da professora Jocemari Ribeiro, da EMEI Yolanda del Fiol. Porém, antes de chegar à horta, foram trabalhadas em sala de aula as história Tudo começa em casa e Será que é uma bruxa?, do livro MudaMundo. O projeto transversal trabalhou a relação dos alunos com os pais e o respeito às diferenças. Depois da leitura das histórias, os alunos fizeram desenhos que respondessem à pergunta “O que eu posso fazer para mudar o mundo?” e brincaram de “um, dois, três: sentar!!!”, uma das sugestões do Caderno de Atividades para o Professor – Volume 2. “No início, foi difícil para eles conseguirem se dar conta de que precisavam uns dos outros para conseguir fazer a brincadeira dar certo. Mas com as tentativas perceberam que precisavam sentar todos juntos”, conta Jocemari.