Ministério da Cultura apresenta: 

A arte e a literatura e muito mais em sala de aula

Nana Martins é professora em Florianópolis (SC) e compreende a relevância da sua presença – como pessoa negra – em sala de aula. É uma referência importante para os alunos, que ela só foi ter na Universidade quando cursou Letras.

Foi no curso de Letras, também, que ela conheceu a literatura negra e, a partir daí, além de leitora passou a ser escritora. Ela escreve contos e poesias a partir de suas experiências e de dores de difícil elaboração. Em sala de aula, suas histórias são presentes para apresentar novas perspectivas aos alunos, novos pontos de vista. “Eu uso a literatura como salvação, para explicar minhas dores, meus sentimentos e minha visão de mundo”, confessa.

Para ela, é importante trabalhar diariamente para a educação das relações étnico-raciais. Para isso, promove leituras, interpretações e dramatizações ao longo de todo o ano. Um dos objetivos da professora é desmistificar a ideia de África, que muitas crianças entendem ser um país e não um continente.

Outro tema presente na sala de aula de Nana é o feminismo. “As crianças falam muito sobre isso, e sabem apontar – isso é machismo, por exemplo”, afirma a professora. Todos os temas e conflitos presentes na sociedade devem estar na escola. Mas Nana lembra que a educação para ser efetivamente cidadã tem que ser feita em parceria – escola e comunidade.

Aprecie mais das ideias e da trajetória da professora Nana Martins em:

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO