Ministério da Cultura apresenta: 

A educação e o prazer de testemunhar o aprendizado

Foi o prazer de acompanhar o desenvolvimento das crianças que encantou a professora de Santa Rosa (RS), Clarice Teresa da Silva Tomaz, e a fez persistir no magistério. Além da gratificação de testemunhar o aprendizado de seus alunos, celebra o fato de ser uma professora negra em meio a uma maioria branca. “É muito importante que eles tenham essa referência”, entende a educadora que não teve essa oportunidade durante a sua escolarização.

A professora, na conversa realizada para o MudaMundo TamoJunto, comemorou, também o fato de a personagem principal das histórias da série de livros do projeto ser um menino negro. “É muito importante trazer personagens negros e protagonistas, rompendo com as histórias tristes e sofridas, nas quais os negros não aparecem como heróis ou protagonistas”, reforça a educadora.

Ter contato com protagonistas negros, para a professora, é um direito das crianças brancas, também. Ela alerta que, muitas vezes, as crianças reproduzem o preconceito que aprendem em casa por não ter acesso à informação e à diversidade. Para saber mais sobre a trajetória e as ideias de Clarice, acompanhe aqui.

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO