Ministério da Cultura apresenta: 

A tecnologia como parceira do professor

Com a pandemia, o uso da tecnologia pelos professores se intensificou da noite para o dia. Desafiador para muitos e um mistério para alguns, ele veio para ficar. Mesmo com o retorno presencial às escolas, pode ser um grande parceiro dos docentes. Essa é a opinião do professor de Passo Fundo (RS), João Ricardo Fagundes dos Santos, que o defende pelo fato de fazer sentido para os alunos e propiciar experiências bastante significativas. “Nossos alunos são nativos digitais, já nasceram com essa realidade – faz parte do mundo deles.”

Por isso, o professor João Ricardo dedica-se a pesquisar metodologias e projetos que tragam a tecnologia para a sala de aula e sejam atividades significativas para os alunos. Dentre as possibilidades, para alunos de Ensino Médio, trabalhar com redes sociais e discutir o fenômeno das Fake News e, ainda, desenvolver habilidades linguísticas e de expressão é uma das propostas do educador. Para os mais jovens, o professor sugere o trabalho com jogos que pode oferecer diversas oportunidades de aprendizagem. Segundo o professor, o uso da tecnologia aproxima o aluno da escola, pois faz parte dos interesses deles.

Para inspirar outros professores e, principalmente, compartilhar o resultado de suas pesquisas, João Ricardo criou o site www.gg.gg/joaor, onde disponibiliza dicas, ferramentas e ideias sobre o uso da tecnologia em sala de aula. Se você também se interessa pelo tema, dê uma olhada no site e confira também a entrevista com o professor aqui.

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO