Ministério da Cultura apresenta: 

Educar para transformar

A sala de aula pode mudar o mundo se o exercício da crítica e do questionamento estiverem sempre presentes. Para a professora de Taquara (RS), Priscila Renata Martins, esse é o cerne do trabalho do professor – refletir, repensar e inovar. “A educação serve para transformar.”

Nas práticas em sala de aula, um dos temas que Priscila procura trazer à tona é o das relações de gênero, sobre o qual se dedica à pesquisa e ao estudo. Para ela, é fundamental o professor apropriar-se dessa temática em função da imensa violência de gênero que, infelizmente, vivenciamos no Brasil. A situação da violência contra a mulher, homossexuais e pessoas trans, por exemplo, segundo a professora, precisa ser discutida e apresentada em sala de aula, sempre conectada às relações de poder que nelas estão envolvidas.

Desde muito cedo, a questão de gênero está presente, perceptível em certos pensamentos e comportamentos que podem reiterar a violência e que, muitas vezes, estão naturalizados. Falas como “meninas brincam de bonecas, e meninos de carrinho, ou que meninos são mais agitados e meninas mais calmas” trazem um modo de ver o mundo, que pode reforçar a desigualdade de gênero e a violência.

Se você também quer se apropriar do tema e ajudar a construir um mundo mais equânime, vai gostar de ouvir as ideias da professora Priscila. Confira aqui:

 

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO