O amor pelas palavras e pelas pessoas moveu Marô Barbieri para a sala de aula. Inquieta e criativa, começou a escrever para contar histórias para os seus alunos. Assim, surgiu seu primeiro livro para crianças – Tinoca Minhoca.
Sempre disposta a formar leitores, Marô introduziu a literatura já nos primeiros anos da educação fundamental e acompanhou de perto o crescente movimento de produção literária para as crianças que emergia após a ditadura militar.
Além de debruçar-se em como encantar as crianças pela leitura, preocupou-se em atingir os colegas professores e compartilhar com eles seus conhecimentos sobre Literatura. Nesse contexto, interessou-se pela contação de histórias. “Eu descobri que todos nós podíamos contar histórias, os professores e, também, as crianças.”
Foram muitos anos de trabalho com formação de mediadores de leitura, publicação de livros – são mais de 30 já editados – e a sala de aula sempre presente. Para ela, a curiosidade e a existência de um propósito são fundamentais e explicam a vivacidade e o brilho no olhar de quem acredita na educação e na literatura como grandes estratégias para mudar o mundo.
Confira a conversa completa com a professora e escritora Marô Barbieri aqui: