Ministério da Cultura apresenta: 

O desafio de combater o racismo em sala de aula

Discutir o racismo é uma demanda presente na sociedade. Com atos discriminatórios acontecendo diariamente, é fundamental que todos se envolvam no desafio de combatê-lo.

Preocupado e ciente dessa necessidade, o professor da rede estadual em Porto Alegre e Novo Hamburgo, Ramon Santos, aceitou o desafio de implementar um projeto antirracista numa das escolas onde leciona.

Apesar de entender que essa discussão deva ser feita por todos, especialmente pelas pessoas brancas, que precisam estudar e aprofundar o tema, Ramon topou liderar a discussão, mesmo sendo o único professor negro da instituição. “Topei o desafio, especialmente por essa conjuntura política que estamos vivendo, na qual estamos perdendo o tato da tolerância, do respeito, do entender o outro e do carinho”, ressalta o professor.

Para o educador baiano, que há oito anos mora no Rio Grande do Sul, tem sido bastante desafiador estimular a reflexão sobre os racismos que carregamos e temos internalizados.

Para saber mais sobre o caminho que o professor está trilhando para colaborar com o fim do preconceito, aprecie a entrevista completa aqui:

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO