Ministério da Cultura apresenta: 

Os desafios da descolonização na escola

A educação como o caminho para formar cidadãos críticos e empáticos é o que mobiliza muitos educadores. Para a professora Márcia Luísa Tomazzoni, não é diferente. Por isso, além do diálogo com as várias disciplinas, a professora, licenciada em Filosofia, encontrou na vivência com outras culturas a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre os povos originários e sua contribuição para a reflexão crítica sobre a maneira como vivemos em sociedade.

Por meio da vivência com culturas indígenas, descobriu os direitos e a realidade de diversas comunidades no Rio Grande do Sul e se propôs a desenvolver um trabalho anticolonialista e intercultural em escolas indígenas.

Dessa experiência, veio o desejo de aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre as narrativas de descolonização, tema de seu trabalho no doutorado em curso na UFRGS. Para saber um pouco mais sobre as escolas indígenas, acompanhe a entrevista completa, aqui.

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO