Pedagogia da vida prática

Como transpor os projetos e a pesquisa para a realidade online? Em busca de respostas para essa indagação, a professora de Camaquã (RS), Cristiane de Ávila Lopes, propôs, durante a pandemia, a realização de tarefas cotidianas de forma virtual e compartilhada por todos. Com isso, envolveu as famílias e criou momentos de pura integração, como no chá feito por videoconferência. Cada aluno e seus familiares prepararam chá, bolo e o que tinham em casa para compartilharem um momento coletivo de troca e aprendizagem.

Para a professora Cristiane, foi uma oportunidade de exercitar a presença, mesmo que de forma virtual. “Muito além do conteúdo, nossa preocupação era com a solidão e a tristeza de muitas crianças” e, segundo ela, a realização desses encontros como chá, tertúlias, festa julina e outros foi fundamental para a manutenção do vínculo com seus alunos.
Vínculo com crianças e com as famílias, que devem perdurar mesmo com o retorno das atividades presenciais. Cristiane acredita que esse elo foi criado e intensificado, e essa é uma das grandes reflexões feita pela escola – “nós não conhecíamos tanto a realidade de nossas crianças, suas casas e suas condições de vida, e o online nos proporcionou isso.”

Confira mais ideias inspiradoras da professora Cristiane, na conversa com Christiane Ostermann, aqui:

Sala do Professor

Conte Sua História!

Para contribuir com mais professores, as sugestões de atividades recebidas podem ser publicadas em um livro, nas redes sociais ou, aqui, no site. 
Inspire seus colegas a mudar o mundo!

Vídeos

PODCAST MUDA MUNDO