Quase todo projeto político pedagógico escolar preconiza o favorecimento do protagonismo das crianças. Fomentar essa atitude perante o mundo é uma questão de cidadania – de apostar que as crianças são portadoras de conhecimento e, podem sim, vislumbrar soluções para os seus problemas – ou, até, para os problemas do mundo.
Para a professora de Esteio (RS), Clacione Inez da Silva Borges, esse desafio começa já no processo de alfabetização, no qual a criança vai se autorizando na caminhada, amadurecendo e ganhando cada vez mais autonomia.
Há vários temas trabalhados pela professora para incentivar o protagonismo e, sempre, têm que fazer sentido para a realidade dos alunos, precisam ser concretos. Uma das ideias de Clacione, por exemplo, foi relacionado às eleições.
Seus alunos foram convidados a participar do processo, criando título eleitoral e simulando todas as etapas de uma eleição. A professora reforça a importância de que as crianças entendam o que estão vendo na televisão, por exemplo, que possam ter uma compreensão crítica e saibam o que está acontecendo.
Se você também se interessa pelo tema, confira a entrevista completa com a professora no canal do youtube do MudaMundo. Ela é cheia de ideias e traz muitos exemplos inspiradores. Confira em: